segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Livro: "Criada Para Ser Ajudadora Idônea" (capítulo 10)

"Suas Reações Te Definem" é o título do décimo capítulo do livro Criada Para Ser Ajudadora Idônea. Fiz uma leve baguncinha nos resumos e juntei os capítulos 9 e 11 porque achei que combinavam… e porque o assunto do capítulo 10 merece um resumo exclusivo. Pelos menos para mim ele é importante, é uma das coisas que mais tropeço e preciso estar sempre atenta.

"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração." Lc 6:45

É fato: nós somos o que pensamos! Se pensamos e repensamos que somos coitadinhas injustiçadas, qualquer coisa que falarem conosco veremos como um ataque. Se pensamos e repensamos que fazemos as coisas melhores que os outros, desprezaremos qualquer comentário ou opinião diferente das nossas.
Logo que me converti, Deus me mostrou que eu não podia deixar meus pensamentos correrem soltos e para me policiar criei uma "checklist" baseada em:

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Fp 4:8

Sempre que lembrava, eu ia para minha lista para ver se o pensamento que eu estava tendo naquela hora poderia ser alimentado ou não. Para minha frustração, eu sempre perdia no primeiro item da lista… era algo mais ou menos assim:
Meu checklist baseado em Filipenses 4:8
Bem, chega de falar de mim, eis um pouquinho do que o lí:
Reações não são ações premeditadas, fluindo das nossas melhores intenções, cuidadosamente pensadas e pesadas. Elas são respostas emocionais, que explodem como cavalos selvagens quando nos sentimos machucadas, traídas, usadas ou incompreendidas. Elas normalmente são retaliativas, as vezes condenativas, confrontativas e muitas vezes vingativas e punitivas.
Suas reações fogem das suas inibições sociais e manifestam quem você realmente é por dentro. A forma como você pensa todo dia determina como você se sente e irá determinar como você irá reagir em situações de stress. Quando sob pressão, você não pode controlar o que você diz porque você irá falar da abundância do seu coração — dos 40.000 pensamentos que você teve aquele dia e todos os dias anteriores.
Você é o que você pensa e Deus te fala como pensar: Pense a verdade. Deus te fala como pensar sobre sua função como esposa e ajudadora idonea. Se você crer nele, você irá pensar diferentemente. Isso não é o poder do pensamento positivo; é o poder da verdade como Deus a define. Você será transformada pela renovação da sua mente, não pela sua força de vontade para segurar sua língua.

"E não vos conformeis com este século, mas transformai- vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Na teoria, você já sabe que a mulher não foi criada para escolher a vocação de seu marido, nem para escolher a forma de vida dele ou dela, ela foi criada para ser ajudadora. Mas vale refletir:

1. Você tem temor do Senhor o suficiente para não questionar sua palavra?
2. Você algumas vezes sente como se Deus estivesse exigindo demais falando para você obedecer seu marido?
3. Você da desculpas a Deus como "meu marido é mau" ou "eu tenho personalidade forte e ele é frouxo"
4. Como você responderia se Deus te desse direções de como falar, quando não falar, como se vestir ou até como arrumar seu cabelo?
5. Você se sente confortável ignorando versículos da Bíblia sobre o papel da mulher dizendo que vivemos em outra cultura?
6. Quando Deus diz para reverenciar e admirar seu marido, você acha que ele está pedindo demais?
7. Você diz "Se Deus diz, ou ao menos sugere, é isso que farei"?

# Tá com preguiça, não quer ler nada?→ Você é o que você pensa, pense nas verdades de Deus. Seja sábia! :)

Extraído: http://www.rumoaoalvo.com/

Nenhum comentário: