quinta-feira, 1 de maio de 2014

Melhores Oportunidades da Fase - Para Mulheres Solteiras - Parte 1

Nicole Whitacre

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus." Efésios 5:15-16

Se você é uma mulher solteira, como você pode fazer o melhor uso do seu tempo? Quais são as melhores coisas da sua fase?
Talvez, você olhe à sua volta e não veja muitas grandes coisas na sua fase. Talvez você preferiria estar em uma fase diferente. Talvez você preferiria estar casada. Você pode estar fazendo outra pergunta: Será que a fase de solteira é a melhor fase?
Paulo lida com esta pergunta em 1 Coríntios 7 quando responde aos membros da igreja em Corínto que estavam discutindo (entre outras coisas!) sobre se ser solteiro era mais santo do que ser casado.
Eu? Eu prefiro ser solteiro, diz Paulo, "Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou;" (v.7). Mas ele é claro: "não tenho mandamento do Senhor;" neste assunto (v. 25). Ele continua:
"Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem; mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa. O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido. Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor." (v.29-35).
Qual é o ponto de Paulo? Se ser casado ou solteiro é melhor - este não é o ponto! O que é importante, no final das contas, é que o tempo é curto; os dias são maus. A verdadeira pergunta é: como nós, como cristãos, vivemos à luz da eternidade?
"Ser casado ou solteiro, ambos nos trazem experiências únicas e oportunidades únicas para nossa santificação" - explica John Piper - "Haverá recompensas exclusivas para cada situação e qual é maior não dependerá de se você era casado ou solteiro, mas em como você reagiu a cada situação."
"Não é um chamado para prolongar a adolescência irresponsável até seus trinta anos. É um chamado para fazer o que só homens e mulheres solteiros em Cristo podem fazer neste mundo, isto é, mostrar, pela devoção que exalta a Cristo na sua condição de solteira, as verdades sobre Cristo e Seu reino que brilham mais claramente através dos solteiros do que dos casados."
Se você é solteira, você enfrenta situações únicas. Mas sua situação também possui oportunidades únicas. E o melhor de tudo, há recompensas sem igual, recompensas não menos gloriosas ou desejáveis do que aquelas dos casados.
Como você pode apossar-se destas grandes oportunidades e suas recompensas correspondentes? Vamos dar uma olhada mais cuidadosa nestes versículos e ver que boas oportunidades nós podemos descobrir.
Os versículos que nós já consideramos de 1 Coríntios 7, servem como um tipo de "conselheiro financeiro" para a época de solteira. Esta passagem informa sobre negócios de qualidade e desaconselha investimentos ruins. No contexto de responder esta pergunta sobre ser solteiro ou casado, Paulo chega na real questão:
"Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem; mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa."(vv. 29-31)
Como você evita desperdiçar seu tempo? Não invista tudo na "aparência deste mundo". Porque não vai durar. "Aparência" aqui tem a idéia de "inconstância ou moda passageira. "Não há nada sólido e duradouro no sistema deste mundo. É da sua natureza ser passageiro." (Gordon Fee)
Aqui está uma metáfora que nós, mulheres, podemos entender: moda. Os negócios do mundo são tão inconstantes, tão passageiros quanto o que está "in" neste ano. E estas coisas só voltarão a estar "in" daqui a vinte anos.
"Acredite em mim, não há nada aqui que mereça ser perseguido", adverte o pastor Charles Spurgeon: "Se você renuncia sua alma por qualquer coisa terrena, seja riqueza, ou honras ou prazeres deste mundo, você bem poderia perseguir a miragem do deserto ou tentar pegar a névoa da manhã ou acumular para si as nuvens do céu, pois todas estas coisas estão desfalecendo."
Embora tenhamos que viver neste mundo e "lidar" com ele, nós não devemos colocar nele o nosso coração ou a nossa esperança ou abrir mão da nossa alma por causa do que ele oferece.
Então, quais são as boas oportunidades desta época?
"Se você é solteira, você enfrenta situações únicas. Mas sua situação também possui oportunidades únicas. E o melhor de tudo, há recompensas sem igual, recompensas não menos gloriosas ou desejáveis do que aquelas dos casados."
Agora que consideramos em como não gastar nosso tempo de solteira ("a aparência deste mundo") vejamos a primeira oportunidade da época de solteira. Provavelmente você percebeu em 1 Coríntios 7:34-35:
"Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido. Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor." (ênfase minha)
Livre das ansiedades presentes no matrimônio e na família, você tem a oportunidade de viver para as coisas do Senhor e buscar devoção desimpedida a Ele. Você tem "um chamado único e uma responsabilidade única" insiste o pastor John Piper:
"Não é um chamado para prolongar a adolescência irresponsável até seus trinta anos. É um chamado para fazer o que só homens e mulheres solteiros em Cristo podem fazer neste mundo, isto é, mostrar, pela devoção que exalta a Cristo na sua condição de solteira, as verdades sobre Cristo e Seu reino que brilham mais claramente através dos solteiros do que dos casados."
Para uma maior compreensão destas verdades que você é chamada mostrar, leia o sermão de John Piper, Single in Christ: A Name Better Than Sons and Daughters (Solteiro em Cristo: Um Nome Melhor do que Filhos e Filhas). Mas primeiro pergunte a si mesma: O que a minha condição de solteira diz sobre Cristo e o Seu reino? Minha vida é uma vida de devoção que exalta a Cristo? Eu anseio pelas coisas de Deus ou pelas coisas deste mundo? A santidade no corpo e no espírito é meu objetivo mais elevado?
Devoção desimpedida é cultivada pela leitura da Palavra de Deus e oração (Sl 86:11), e vem com a promessa: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (1 Jo. 2:17). Devoção desimpedida para Cristo é, sem dúvida, a melhor oportunidade da época de solteira.

Extraído: http://www.bomcaminho.com

Nenhum comentário: